top of page

Homus com beterraba

  • Foto do escritor: João Pedro
    João Pedro
  • 6 de mar.
  • 3 min de leitura
o dip perfeito e saudável que pode acompanhar tanto a salada como ser a entrada
servido com um fiozinho de azeite e uma pitada de páprica picante. Você também pode colocar castanhas por cima!
servido com um fiozinho de azeite e uma pitada de páprica picante. Você também pode colocar castanhas por cima!

Para aqueles que assistem a série "Only murders in the building" sabe que um dos protagonistas (O Oliver Putnam) é um adicto em dips a ponto de serem até refeições principais em alguns episódios. Em alguns dias deste verão intenso o que mais tenho tido vontade de comer é uma saladinha de umas folhas, com grãos, queijos e alguns dips, é ai que entra a semelhança com o personagem citado.

Em um desses dias, minha janta foi uma bela salada de folhas, com uma colheradona deste homus, algumas lascas de parmesão e umas castanhas para dar um croc (posso fazer uma série saladas mais pra frente, a final se sopa é janta, salada também é!).

Essa receita é uma mão na roda para complementar o prato ou usar de entradinha. Tem a proteína do grão de bico, o sabor terroso e docinho da beterraba e uma textura aveludada.

AH! e se você não gostar de beterraba, pode substituir por cenoura (nas mesmas quantidades)


Vamos a receita do homus de beterraba (ou cenoura):

Ingredientes:

1 beterraba grande (ou 2 pequenas)

300g de grão de bico já cozido e escorrido (se você for preguiçoso, pode comprar o de latinha e escorrer que dá certo também)

suco de 1 limão

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de tahine

1 dente de alho

pimenta do reino a gosto

sal a gosto

1/4 de colher de chá de cominho (opcional)

água para dar o ponto (aprox 1/2 xícara de chá)


Modo de preparo:

Corte as beterrabas em cubos (não precisa tirar a casca se não quiser, apenas lave-as muito bem com uma escovinha e saiba que ele ficará um pouco mais rústico e pedaçudinho). Após cortadas, coloque-as em uma forma com um pouco de azeite, sal, e pimenta do reino, leve ao forno à 200 graus por 15 minutos. Isso fará com que o sabor concentre e que uma pequena crostinha de sabor se crie a redor dos cubinhos.

Após assados e esfriados (em temperatura ambiente), coloque em um processador junto com os demais ingredientes (menos a água) e vá batendo.

A água deve ser adicionada aos poucos, para ajudar a bater e chegar na textura desejada da pasta. Ela deve ficar mais ou menos em uma textura de iogurte, ou seja, um pouco mais líquida (mas não muito) do que você deseja. Isso porque quando levarmos a geladeira o creme irá se firmar um pouco mais.

Essa parte do processador é muito importante de ser bem feita, porque a receita é basicamente isso, então pode bater bem por uns 3 a 5 minutos (dependendo da qualidade do seu aparelho) para ficar beeeeem uniforme.

Uma dica também que dou é adicionar inicialmente a água apenas o suficiente para que tudo seja possível de ser batido e mais pro final do tempo, adicionar o necessário pra ajustar a textura.

É um pouco difícil falar ao certo quanto de água vai, pois depende muito do tamanho do grão de bico e do tempo de cocção ao qual ele foi submetido. E por isso é importante ir aos poucos.


Sirva com uma salada, com uma torrada ou até como um dip junto à algumas tortilhas ou pães sírios e bom apetite!

Comments


bottom of page