top of page

Moqueca de batata doce

  • Foto do escritor: João Pedro
    João Pedro
  • 10 de fev.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 11 de fev.




a releitura de uma releitura: assim como reler um bom livro que nunca enjoa

Começar a escrever é sempre difícil e como ajuda pra isso nada melhor do que falar sobre a própria escrita. Esse blog começou de uma vontade de compartilhar experiências de gastronomia com o mundo, somados de uma inabilidade para gravação e edição de videos no TikTok (acredite eu tentei). Pra quem me conheçe sabe que a vida de Low Profile é uma realidade pra mim e pra quem não me conheçe nas redes, peço desculpas, porque provavelmente não irá (ou conhecerá pouco).


Como primeira receitinha escolhi essa moqueca, a final, se for pra começar algo novo e diferente, que seja com uma receita que me deixa em um ambiente de muito conforto e carinho. Acho que a principal razão da importância dessa comida pra mim é que ela sempre une meus amigos, sempre que mando uma mensagem "gente, querem almoçar moqueca aqui em casa?" é uma certeza de casa cheia. Ela também foi a primeira comidinha que eu fiz pro meu namorado (que na época eu tinha conhecido ele um dia antes de convida-lo pra um jantar com minha melhor amiga). Tudo ocorreu bem, a moqueca (e o namorado) continuam sendo perfeitos


Espero que compartilhando essa receitinha com você, ela também ganhe um espaço especial na sua vida.





Essa receita serve aproximadamente 4 pessoas (depende da fome e dos devidos acompanhamentos)


Moqueca vegana de batata doce

Ingredientes:

1kg de batata doce

4 pimentões coloridos

1 lata de tomate pelado

3 tomates grandes inteiros

2 cebolas roxas

2 cebolas brancas

500ml de leite de coco

alho a gosto

azeite de dendê

2 folhas de louro

coentro (ou salsinha) em folhas a gosto

pimentas a gosto (recomendo usar um mix que equilibre aroma com picancia, exemplo: 1/2 malagueta, 1 pimenta de cheiro e 2 biquinhos. Mas fique a vontade para experimentar o seu)

1/4 de colher de chá de açafrão da terra (conhecido também como cúrcuma)

1/2 de colher de chá de cominho

1/2 de colher de chá de coentro (em grãos)

óleo vegetal (aqui recomendo o uso do óleo de coco por 2 motivos, o primeiro é o sabor e o segundo é a consistência. Mas se quiser funciona com qualquer óleo tipo soja, milho, girassol)


Modo de preparo:

  1. Descasque as batatas doce, corte em rodelas de mais ou menos 2cm de espessura, e em seguida corte cada rodela em 4, ao cortar todas s batatas assim, pegue uma frigideira grande e coloque o óleo vegetal e as batatas (o ideal é que cada batata não fique muito junta nem em cima da outra). Você vai dourar as batatas, esse processo além de dar sabor, também dá uma leve amaciada nelas (o que vai ajudar na hora de cozinhar tudo). Assim que terminar de dourar todas, reserve-as em uma tigela.

  2. Depois das batatas prontas, começamos com o restante dos vegetais, você vai separar metade deles para cortar em cubos e a outra metade em rodelas (as pimentas e os alhos são apenas cortados em cubos viu). Após corta-los, começaremos com a parte de refogar os cubos, começando com o alho, a cebola e os temperos cominho, açafrão e coentro em grãos (depois de te-los moído em um pilão). Para refogar use um pouco de óleo vegetal e uma colher de chá de azeite de dendê (isso fará com que a complexidade de sabor comece a ser construída).

  3. Depois de refogados esses primeiros temperinhos, adicione o tomate pelado, metade do coentro, o leite de coco, a cebola, o pimentão e as pimentas (as só a parte dos cubinhos, as rodelas ainda estão separadas, viu). Tampe a panela e deixe em fogo médio/baixo por uns 15 a 20 minutinhos (a textura que queremos é um legume meio que desmanchando, um ponto acima de al-dente).

  4. Quando tudo da panela estiver pronto, passamos o refogado por um mixer ou liquidificador até ficar bem homogêneo. Molho pronto, partiremos para a montagem da moqueca.

  5. Em uma panela, comece a montagem intercalando cada parte de legume: uma base de batata, logo depois os tomates em rodelas, os pimentões em rodelas e as cebolas em rodelas. Quando chegar ao topo, coloque as folhas de louro, umas duas colheres de chá de sal e regue com o molho que acabou de bater (o ideal é que ele cubra todos os vegetais (mas caso não cobrir, pode colocar uma ou duas xícaras de água). Regue com um pouco de azeite de dendê e coentro por cima.

  6. Feche a tampa da panela e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 a 30 minutos (ela estará pronta quando você enfiar o garfo numa batata doce e perceber ela cozida)


Moqueca pronta, sirva com arroz e farofinha (um vinagrete também cai bem). Para beber, ela harmoniza super bem com um suquinho de caju ou de limão, uma tônica misturada com um pouco de cajuína (receita que jajá estará por aqui e linkada) ou a famosa caipirinha.


Bom apetite e espero que desfrute em um bom momento.


Um belo mix de pimentas e pimentões diretamente da feira
Um belo mix de pimentas e pimentões diretamente da feira





Comments


bottom of page